Visitantes

14 dezembro 2011

Coleção Toque de Mestre - Método de Contrabaixo - Volumes: 01 ao 11





Volume 01: SOUL, FUNK E DISCO - Fernando Savaglia

O R&b revelou alguns dos mais espetaculares músicos do planeta. 

Neste método, você vai mergulhar na evolução do contrabaixo elétrico dentro das vertentes que compõem este universo das origens do soul às duas principais escolas (Stax e Motown), da criação do funk por James Brown ao apogeu da disco music e seus inumeros sub-gêneros (classic, euro,soul,disco etc). 

Esta obra ainda traz 100 exemplos baseados nos respectivos estilos de mais de 40 baixistas que fizeram a história do R&B e que tanto influenciaram a música pop contemporânea. 

Você terá tambem dicas de execução e mais comentários elucidativos do autor, dono de uma personalíssima técnica e considerado um dos grandes baixistas quando o assunto é Black Music.



Volume 02: TRIPLO DOMÍNIO EM TAPPING - Chico Gomes

O triplo domínio é uma técnica que consiste em tocar não so os baixos de uma música mais também os acordes e solos simultaneamente, aplicado sobre uma outra técnica, o TAPPING,que consiste em percurtir as cordas sobre os trastes do contrabaixo ou guitarra como se fossem as teclas de um piano. 

Assim, no triplo domínio a mão esquerda pode percutir e executar a função do baixo e dos acordes de apoio simultaneamente, em divisões rítmicas diferentes, gerando a dupla função(duplo domínio).

A mão livre pode percurtir e executar simultaneamente a terceira função, que são os solos ou improvisos, resultando assim no triplo domínio de coordenação de TAPPING. 

Isso possibilita ao baixista tocar sozinho, além de servir como exercícios de coordenação motora nos ensinos básicos de música.



Volume 03: ROCK - Fabio Zaganin

Esse volume da coleção TOQUE DE MESTRE traz a você um conteúdo extrema importância para os alicerces do rock dentro do contrabaixo. 

Os quatro tópicos abordados aqui são essenciais para o estudante: Harmonia, técnica, rítmica e grooves(levadas). 

Embora esses não sejam os únicos elementos para a formação de um grande músico, eles são fundamentais para o crescimento musical de um instrumentista independente do gênero preferido e o início da construção de uma sólida base para o baixista que envereda pelo rock. 

Você terá acesso a assuntos como tríades, arpejos,tétrades, cadências, conceitos harmônicos, técnicas de slap, pizzicato, e palheta, two-hands, harmônicos, noções rítmicas, valores e subdivisões, figuras de uso de pausas, acentuações fórmulas de compasso e muitos exemplos para você tocar, aplicando de forma musical todas as informações obtidas.



Volume 04: FUNDAMENTOS - Ronaldo Lobo

Primeiro método de contrabaixo lançado pela Cover Baixo, este livro tem como objetivo a base para os próximos métodos da coleção que abordarão assuntos específicos como Tapping, Slap, Blues, MPB etc. 

Resultado de muito estudo, pesquisa e anos de ensino de um músico especialista no contrabaixo elétrico, este método traz teoria, técnica e conceitos do instrumento, procurando o melhor aproveitamento de tempo e esforço. 

Aqui estão os fundamentos da teoria musical e das principais técnicas do contrabaixo e os exercícios básicos para você se tornar uma grande contrabaixista. 

Autodidata, Ronaldo Lobo iniciou os estudos de Contrabaixo elétrico em 1982, mais tarde cursando a Escola Municipal de Música. Como professor leciona desde 1989, nas principais escolas de São Paulo e também do interior. 

É transcripter da Cover Baixo, coordenador didático do curso de c.t.b.e., no Instituto de Música e Pesquisa F. Manhas, Instrutor Musical da rede de ensino da Prefeitura de Barueri e Professor do IB&T. 

É autor da vídeo-aula em DVD, Contrabaixo na Linha de Frente.



Volume 05: SLAP COM RITMOS BRASILEIROS - Adriano Giffoni

Slap com Ritmos Brasileiros é um método único, que traz pela primeira vez no Brasil uma abordagem didática funcional para essa técnica tão difundida e aplicada nos mais importantes ritmos brasileiros. 

Adriano Giffoni é um dos maiores baixistas que o Brasil já teve. 

Com um estilo único e original, ele que também é arranjador e compositor- traz neste método uma excelente introdução à técnica do Slap aplicada em ritmos brasileiros, com aplicações para contrabaixos de quatro e cinco cordas.



Volume 06: HARMONIA E TEORIA - Thiago Spada

Harmonia & Teoria para Contrabaixo traz uma concepção moderna para o importante estudo da formação de acordes, cadências, escalas e estruturas melódicas para o contrabaixo. 

Thiago Spada usa um grande conhecimento teórico para aplicar, de forma clara e didática, exercícios de dificuldade progressiva que valorizam o lado musical. 

São abordadas as ferramentas principais no estudo da harmonia, como tríades, escalas, funções tonais, padrões, intervalos, aproximação cromática, campo harmônico, dominantes secundárias, dominantes alteradas, acordes substitutos, composição e criação de melodias, entre muitos outros assuntos, tudo muito bem explicado e detalhado.



Volume 07: CONCEITOS PARA IMPROVISAÇÃO - Du Moreira

Poucos métodos para contrabaixo foram escritos com tamanha competência e originalidade. 

Du Moreira, um dos músicos mais ecléticos e versáteis de São Paulo, traz neste conceito para Improvisação uma abordagem nova e didática para que o baixista possa entrar nesse universo. 

Passando por conceitos como notas-guias, alterações, condução de vozes e superposição de tríades e tétrades, o autor mostra de forma inteligente e concisa como expandir o vocabulário melódico dos contrabaixistas. 

Neste volume o leitor encontrará exercícios práticos, bem como estímulo para ganhar autonomia e chegar ao conhecimento por si só.




Volume 08: HARMONIA PARA CONTRABAIXO - Ivan Barasnevicius

Este não é apenas um método para contrabaixo. 

É um guia organizado para músicos e apaixonados por todos os instrumentos aprimorarem seus conceitos sobre harmonia, cadências, movimentações harmônicas, notas cromáticas e de passagem e substituições, entre outros assuntos. 

A harmonia e sua relação com a improvisação forma o assunto mais instigante e fascinante dentro do universo musical, trazendo diferentes possibilidades de criação artística. 

Com exercícios completos e bem organizados, o baixista Ivan Barasnevicius escreve com clareza e didática, explicando passo a passo todos os caminhos e formas de exploração do assunto. 

Você vai encontrar dezenas de explicações e caminhos para entender e utilizá-los em assuntos como campos harmônicos maior e menores, notas evitadas e notas características de diferentes sonoridades, voicings específicos e função harmônica detalhada. Harmonia para 

Contrabaixo Parte I é um método de consulta e apoio que deve estar ao lado de todo músico que deseja aprender e se aprimorar em sua arte.



Volume 09: CONCEITOS PARA IMPROVISAÇÃO - Geraldo Vieira

Esta edição de Toque de Mestre nos traz a contribuição de Geraldo Vieira em um texto de fácil compreenção, com vasto material harmônico, muitos licks e o objetivo de oferecer um ponto de vista analítico sobre os diversos componentes que fazem parte de um tema de jazz. 

O autor apresenta uma visão "decupada" da estética jazzista por meio de explicações técnicas detalhadas e comentários personalíssimos, frutos da sua experiência como músico e professor. 

Apoiado no acervo pessoal acumulado ao longo de sua trajetória e em um antigo tratado, produziu uma mistura consistente e abrangente, exposta de forma agradável e didática. 

Além de acordes, escalas, funções harmônicas, walking bass e outros tópicos comunente explorados, neste método você vai encontrar a abordagem prática para ingressar ou aprimorar-se no mundo das improvisações e dos solos.



Volume 10: HARMÔNICOS - Jorge Pescara

Primeiro método brasileiro sobre a arte de extrair harmônicos para formar melodias,escalas,arpejos e acordes no contrabaixo elétrico. 

Resultado de anos de pesquisas, este trabalho pretende auxiliar os jovens músicos a buscar novas sonoridades no instrumento. Contém história da série harmônica, a física do som, exemplos e exercícios de escala, arpejos e acordes inteiramente com harmônicos.




Volume 11: SLAP - Celso Pixinga

A série Toque de Mestre traz Celso Pixinga e um método essencialmente prático sobre a técnica de slap.

São 80 exercícios de fácil assimilação, indicados tanto para iniciantes como para baixistas de níveis mais avançados. O livro traz também um pouco de história, como a contribuição de músicos como Wellman Braud (da orquestra de Duke Ellington), George "Pops" Foster e Larry Graham, além da incrível casualidade que levou o síap para o baixo elétrico.


Pixinga conta como conheceu e envolveu-se com essa técnica, que fez a fama de Stanley Clarke, Marcus Miller e Mark King, entre outros. 


O conjunto consistente de exercícios e referências fazem oeste livro um material indispensável, que vai ajudá-lo a "groovar" como os grandes mestres, já que foi especialmente preparado por um deles.

Editora: HMP  
Formato da revista: PDF


 

0 comentários:

uploadeduploadeduploaded

Postagens populares

 
Revistaria | by TNB ©2010